top of page

A psiquê dos alimentos

Uma pequena astúcia psicológica que minha avó usava para me fazer comer todos os meus legumes, prova ser muito prática para os pequenos e os grandes quando se trata de estabelecer uma alimentação saudável e adaptada.


As frutas e legumes podem nos dar super-poderes !

As gorduras vegetais são super-heróis ao estado natural !

As gorduras se transformam em supervilões pelo poder do calor! …


Todos nós temos pontos fracos, ou pontos difíceis de trabalhar, em nossos hábitos alimentares. Como costumo escrever sempre, o mental tem um poder extremamente importante sobre nosso corpo e suas funções fisiológicas. Nossos pontos fracos ou “difíceis de mudar” geralmente têm uma ligação direta com nossa psiquê.


Como não vemos o que se passa dentro de nós durante a digestão, tendemos a pensar que não é importante ... E esse pensamento, penetrando inconscientemente em nossa mente, pode devastar nossa saúde. Da pele aos ossos, todas as células, tecidos e órgãos são formados ou necessitam explicitamente esses nutrientes (proteínas, vitaminas, minerais, ácidos graxos, etc.), falta dos quais o corpo definha.


Um exemplo muito comum, « depois de uma experiência ruim quando criança ou jovem adolescente com um legume, você passa a vida inteira "detestando" aquele vegetal, ou você simplesmente não o come, embora os benefícios nutricionais sejam enormes ». Nossa mente estabeleceu um status e ponto final !

Atenção com esses hábitos alimentares porque eles serão transmitidos aos nossos filhos de forma consciente ou não. Então, nossa escolha deve se portar também sobre nós mesmos, quando queremos que nossos filhos se alimentem melhor.


Atualmente, quase toda a população mundial sofre de carências ou de déficits nutricionais devido aos nossos hábitos alimentares bastante empobrecidos e, além do mais, não diversificamos nossas refeições por causa de bloqueios psicológicos. No final, encontramos toda uma população, que se alimenta de maneira monótona, sempre os mesmos alimentos, muitas vezes massas, carnes e gordura animal cozida.


Então, me responda com sinceridade :

como o corpo encontrará todas as vitaminas, minerais, oligoelementos, entre outras substâncias essenciais para a curar ou reparar os danos ? Ou dar melhores resultados ? Ou ainda, eliminar excessos, toxinas ou patologias de nosso sistema ? Comendo apenas massas, amiláceos e poucos vegetais, muitas vezes cozidos (perdendo grande parte dos benefícios).


Não é preciso ser nutricionista para fazer as contas e ver que não é suficiente. O resultado final será negativo para a nossa saúde !

Então, vamos usar a mente ao nosso favor !


Não vamos dizer que não gostamos de um alimento antes de testar outros modos de preparação !

Se não podemos comer um alimento, vamos procurar seus equivalentes, alimentos diferentes, com os mesmos nutrientes.

Vamos criar hábitos saudáveis fazendo escolhas conscientes.

...

Comer de maneira saudável, isso se aprende ! E se usarmos a mente para potencializar esse efeito, teremos resultados mais satisfatórios e duradouros !!

Convido você a testar !



 

Références


A Psychology of Food: More Than a Matter of Taste - B. Lyman, Springer Science & Business Media, 6 déc. 2012 : https://books.google.fr/books/about/A_Psychology_of_Food.html?id=ILavBQAAQBAJ&redir_esc=y



Malnutrição - Organisação Mundial de Saúde : https://www.who.int/fr/news-room/fact-sheets/detail/malnutrition





Comments


© Copyright©
Logo Facebook
Logo Instagram
Logo YouTube

© 2019 - 2020 by Raissa de Oliveira

bottom of page